Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Conheça os dez mandamentos do coração saudável

No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular encefálico (AVC), insuficiências cardíaca e renal ou morte súbita, o que significa 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada dois minutos.


Saiba as principais mandamentos para cuidar da saúde do seu coração e evitar essas doenças:

1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso
A obesidade aumenta o risco de diabetes, hipertensão, apnéia do sono e diversos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças do coração

2 - Consulte o seu médico periodicamente
As doenças do coração são silenciosas e o acompanhamento médico constante é fundamental para a prevenção

3 - Meça a sua pressão arterial com freqüência
A pressão alta surge quando o coração precisa exercer um esforço maior para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão é considerada elevada quando está com valores iguais ou maiores que 140mmHg por 90mmHg, ou seja, 14 por 9.

4 - Diga não ao fumo
O fumo é altamente agressivo para as artérias. Ele diminui diminui sua espessura e ajuda na formação das placas de gordura, Além disso, aumenta os processos inflamatórios que aceleram o entupimento das artérias

5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos
O alto consumo de sal é uma das principais causas de hipertensão, pois ele aumenta o volume de sangue dentro das artérias e veias

6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes
O exercícios físico regular é capaz de combater a obesidade, controlar o açúcar no sangue, reduzir o colesterol ruim e diminuir a pressão arterial

7 - Escolha bem os alimentos
A alimentação saudável atua na promoção da saúde, na prevenção das deficiências nutricionais, reforça a resistência do organismo e reduz o aparecimento de doenças crônicas

8 - Saiba se é diabético
Controlar o açúcar do sangue reduz o risco de doenças do coração. O diabetes acelera o depósito de gorduras nas artérias, provacando complicações

9 - Evite o estresse
O corpo é preparado para reagir prontamente a situações de emergência e perigo a partir de adaptações como aumento da pressão arterial, hormônios (adrenalina) e frequência cardíaca. O estresse pode estimular o corpo de forma exagerada e muito constante, o que pode prejudicar a saúde

10 - Controle seu ácido úrico
Pessoas que sofrem problemas cardíacos normalmente têm as taxas de ácido úrico elevadas no sangue

Fonte: Bem-Estar

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Confira dicas de trocas de alimentos que podem ajudar no emagrecimento

Dietas restritivas ocasionam perda rápida de massa magra e podem causar efeito sanfona.


Quem está em busca de saúde também não precisa seguir uma dieta radical. É o que garante uma pesquisa feita pela Universidade de East Anglia, nos Estados Unidos, que comprovou: para entrar em forma não há necessidade de cometer sacrifícios.

Segundo a pesquisa, para emagrecer com saúde é preciso apenas diminuir a quantidade de gorduras consumidas. Na prática isso significa cortar do cardápio alimentos como bolos, queijos gordurosos, salgadinhos industrializados, fast food e fazer combinações inteligentes durante as refeições. Trocar o leite e iogurtes integrais por versões de baixa caloria, por exemplo, pode ser uma alternativa para quem sonha eliminar a barriguinha. E essas trocas alimentares saudáveis ainda podem ajudar no controle do colesterol.

O nutrólogo André Veinert diz que substituir os alimentos pode garantir melhores resultados na balança.

— O ideal é trocar alguns alimentos por outros similares, porém, eles devem ser menos calóricos. Vale ressaltar que essas trocas devem ser feitas sob orientação e muito bem equilibrada para não comprometer a saúde — explica.

Substituir os alimentos faz parte do processo de reeducação alimentar para quem está buscando a perda de peso ou apenas uma boa saúde.

— A reeducação é a melhor saída para quem quer emagrecer e não as dietas da moda. Essas dietas muito restritivas só causam sofrimento e fome, causando uma perda de massa magra muito rápida e, ao mesmo tempo, a recuperação do peso, o que consiste no efeito sanfona — afirma o nutrólogo.

Veinert recomenda comer de três em três horas para manter o metabolismo acelerado.

— Procure fazer refeições coloridas, de baixo índice glicêmico, rica em fibras e pobre em açúcar, sal, gordura saturada e trans — diz.

O nutrólogo André Veinert elaborou uma lista com os alimentos que podem ser consumidos sem culpa por quem está de dita e também quem quer preservar a saúde:

# No café da manhã

Pão branco ou Pão integral

Na dúvida opte pelo integral, pois ele é rico em fibras e aumenta a saciedade.

— O alimento integral alimenta as bactérias que moram no intestino e, quando estão bem nutridas, elas fornecem mais propionato, uma substância que está relacionada aos níveis de gordura na circulação — revela o nutrólogo.

Manteiga ou margarina

A margarina recebe vantagem porque não é gerada de gordura animal e colesterol, por isso é a melhor opção para quem deseja perder peso com saúde.

Leite integral ou desnatado

O leite desnatado garante a entrada do cálcio no organismo, o que é fundamental para os ossos. Já o leite integral é rico em gorduras e calorias.

Biscoitos recheados ou integrais

Faça uma troca saudável escolhendo o biscoito integral, que contém menos açúcar, menos gordura e mais fibras em relação aos biscoitos recheados e amanteigados.

# Almoço

Arroz branco ou arroz integral

— O arroz branco apresenta cerca de 1,2mg de fibras, enquanto o integral apresenta quase o dobro, 2,1 mg — esclarece Veinert.

O arroz integral também é aliado do coração, pois o seu consumo diminui os riscos de inflamação das artérias e de desenvolver doenças cardiovasculares, além de melhorar a circulação do sangue.

Legumes in natura ou enlatados

Os legumes in natura são mais saborosos e possuem menos sódio, boa alternativa para quem se preocupa com a pressão arterial.

Picanha ou lombo

O lombo tende a ser mais magro que o pernil.

— Para consumir a carne, limpe bem a peça antes de cozinhá-la e retire toda a gordura aparente. Essa é a melhor forma de obter os benefícios da carne — sugere o nutrólogo.

Frango com pele ou frango sem pele

A pele deve ser retirada antes do cozimento, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.

# Lanche da tarde

Suco de laranja ou de uva

Opte pelo suco de uva, pois na casca da fruta contém o resveratrol, que atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante.

Bauru por peito de peru ou queijo branco

O queijo prato e o presunto contêm gordura saturada e colesterol. Procure substituí-los por um lanche com peito de peru ou queijo branco.

# Jantar

Carne vermelha ou Salmão

O salmão é rico em proteína e em ômega 3, sendo um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer. Já a carne vermelha possui muita gordura saturada e calorias.

Salada de frutas ou tortinhas

Fuja dessas tortinhas, pois a sua massa contém muita manteiga e açúcar. Opte por uma salada de fruta como sobremesa que é muito mais saudável.

Fonte: Bem-Estar

Chá de hibisco é nova aposta para enxugar medidas

A moda dos chás aponta uma nova tendência: o chá de hibisco. Atualmente, a planta que origina a bebida vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico, pois é rica em flavonoides, da mesma maneira que o suco de uva, o vinho e o chá verde.

A nutricionista Fernanda Granja diz que os benefícios do hibisco são inúmeros. A planta possui poderosos antioxidantes - antocianinas e as catequinas - que auxiliam no combate aos radicais livres, diminuindo a ação inflamatória de doenças do coração e envelhecimento da pele. Além disso, é rica em ácido ascórbico, a vitamina C.

Mas, segundo a nutricionista Fernanda Granja, o chá de hibisco não se limita a só isso. "Estudos comprovam que a planta Hibiscus sabdariffa possui propriedades antiespasmódicas, digestivas, pode ser usado como laxante suave, corante, aromatizante e calmante", explica. Pode ser usada também para acelerar o metabolismo, diminuir a glicose no sangue e reduzir o colesterol.

O chá contém polissacarídeos em boas quantidades, açúcares redutores, como a glicose e a frutose, além de ser rico em cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro e vitamina A, ácidos como o tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico e hibíscico, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

Além disso, a erva também é apontada como diurética e atua na diminuição de retenção de líquido, ajudando a enxugar as medidas corporais. "Estudos nos mostram que o hibisco teve ação benéfica na diminuição de gordura circulante no sangue e no fígado. Isso pode ter acontecido pela ação dos antioxidantes, pois elimina toxinas e substâncias que também favorecem o acúmulo de líquido no organismo", sinaliza Fernanda.

Apesar de não existirem pesquisas científicas que comprovem que o chá de hibisco tem quantidade menor de cafeína se comparado a outros chás, Fernanda diz que a prática clínica evidencializa que o componente é mesmo reduzido. Ou seja, o chá de hibisco não tem tanta cafeína quanto o chá verde e chá branco, por exemplo. "Isso é benéfico, pois se pode fazer mais uso do chá de hibisco, tendo possibilidade de se ter mais antioxidantes e propriedades diuréticas", assegura a especialista. E ainda dá para tomar uma xícara antes de dormir sem que isso interfira no sono.

Para prepará-lo sem errar, Fernanda Granja dá a receita. "Coloque a erva seca ou fresca na xícara. Derrame a água quente sobre a erva e nunca o contrário! Assim conseguimos extrair todos os princípios ativos da planta. Abafe por cinco minutos e só". A nutricionista alerta para o tempo excessivo de infusão. "Cinco minutos é o suficiente para extração dos últimos ativos da planta. Se deixar por mais tempo pode ficar amargo por causa dos taninos e não há necessidade", aconselha. Você deve estar se perguntando: e as medidas? Então, vamos a elas. "A minha receita ideal é duas colheres de chá da erva para cada 500 ml ou duas colheres de sopa para cada litro", ensina Fernanda. O preparado dura 12 horas e pode ser consumido quente ou gelado. "O que não pode é esquentar o chá de novo", diz a especialista.

Mas somente uma xícara de chá não vai te fazer linda e saudável. Para que todos os benefícios sejam absorvidos, a nutricionista diz que a quantidade diária indicada deve ficar entre 500 ml e um litro. "E essa medida deve ser fracionada para que os antioxidantes atuem várias vezes ao dia", aconselha. Isso ajuda a potencializar os efeitos já que, como explica Fernanda, antioxidantes tem vida curta, por isso precisamos deles o dia todo.

Como qualquer coisa que a gente ingere, o chá de hibisco possui contraindicações. "Se a pessoa for sensível a qualquer estímulo da cafeína, deve tomar cuidado", alerta Fernanda. Outro grupo que precisa ter cautela é o das pessoas com pressão baixa pois o chá ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, reduzindo ainda mais a pressão. Portadores de doenças cardíacas graves também não devem fazer uso da bebida para nenhum fim.

Se os seus olhinhos brilharam ao ler os benefícios relativos à perda de peso, um aviso: a bebida não é milagrosa e deve estar sempre acompanhada de uma dieta balanceada. "Quem pretende perder peso somente com o chá não vai conseguir, é preciso investir em alimentos livres de gordura e ainda complementar com uma boa série de exercícios", finaliza Fernanda.

Fonte: Yahoo Mulher

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Qual é a importância do carboidrato antes do treino?

O carboidrato é importante no pré-treino?
É fundamental, pois é o combustível energético essencial para os músculos. Com uma ingestão adequada de carboidrato antes do treino, conseguimos disponibilizar energia suficiente para um bom desempenho, otimizando performance e retardando a fadiga muscular, conseguindo sustentar o exercício por mais tempo.

O que deve ser levado em conta durante a escolha do tipo de carboidrato que deve ser ingerido antes do treino?
Devemos levar em conta o tipo de modalidade praticada, o horário do treino e o tempo do intervalo entre o lanche pré-treino e o início do treino, para que haja tempo suficiente de fazer digestão, e consequentemente, o organismo tenha glicose circulante no sangue (combustível), que, dependendo do alimento, pode durar uma hora. Sempre procuro também considerar as tolerâncias e preferências do praticante para que ele tenha uma ótima aceitação.



Como o consumo correto pode ser benéfico ao desempenho esportivo?
Quando a ingestão de carboidrato está compatível com a modalidade praticada, tempo de treino, intensidade e frequência, além de manter os níveis de glicose adequados, o consumo correto de carboidrato irá fornecer mais energia aos músculos, evitando perda de massa muscular, retardando a fadiga aumentando o rendimento do treino.

Conseguimos desempenhar um bom treino e obter os resultados estéticos desejados usando apenas alimentos ricos em carboidrato no pré-treino, sem o uso de suplementos?
A suplementação no pré treino é indicada para aquelas pessoas que não conseguem fazer uma refeição adequada antes de malhar, ou por não ter tempo adequado entre comer e ir treinar. Nesses casos, a suplementação é muito bem-vinda por ser prática e não necessitar de muita antecedência na hora de suplementar. Mas para quem consegue fazer um bom lanche, não tem a necessidade da suplementação e se consegue ótimos resultados fazendo as escolhas certas dos tipos de carboidrato, quantidades e, claro, sempre respeitando um intervalo mínimo entre comer e ir trenar.

O que ingerir antes da atividade física?
A recomendação é preservar a ingestão de alimentos com baixo a moderado índice glicêmico (lentilhas, arroz integral, maçã, batata doce, macarrão, pão integral, aveia) para que não haja uma hipoglicemia reativa, ou seja, uma queda drástica de glicose na corrente sanguínea.

Se o pré-treino for a base de um lanche (alimento), deverá ser feito pelo menos uma hora antes da atividade para que haja tempo suficiente de fazer a digestão. Caso seja por suplemento, o mais indicado seria a maltodextrina por ter um índice glicêmico moderado, devendo ser ingerida 15 minutos antes do início da atividade. Já a dextrose e o waxy maize são opções para o pós-treino, já que necessitamos de uma reposição mais rápida onde ambos são facilmente absorvidos na fase de recuperação.

Existem vários suplementos pré e pós-treino, com nomes diferentes. Podes nos dar exemplo desses suplementos? Qual a diferença entre eles?
Entre os suplementos mais conhecidos no mercado como fonte de carboidratos, estão a maltodextrina e a dextrose. Ambos são carboidratos com diferentes tipo de absorção.
- A maltodextrina se compara ao amido de milho e tem índice glicêmico moderado, sua absorção é mais lenta e é mais indicado no pré-treino, sendo necessário apenas 15 minutos antes do inicio do treino.
- Já a dextrose, se assemelha com nossa glicose sanguínea, por sua absorção ser mais imediata, é indicada no pós-treino para acelerar processo de recuperação.

- Agora temos no mercado o carboidrato conhecido como Waxy Maize. Ele é a mais nova opção para quem busca uma performance melhor em exercícios de grande intensidade. Tem a capacidade de repor os estoques de glicogênio do corpo muito mais rápido do que uma mistura de maltodextrina ou dextrose, de bombear os nutrientes até o fluxo sanguíneo e de fornecer energia instantânea.
Também existem outros tipos de suplementos pré-treino que contemplam a maior” explosão” antes do treino deixando o corpo mais preparado para o exercício. Tem por objetivo acelerar o metabolismo, aumentar a queima de gordura e disponibilizar mais energia antes do treino. São compostos geralmente de estimulantes como cafeína, alguns minerais, creatina e aminoácidos precursores de óxido nítrico o que proporciona uma “vasodilatação” aumentando o transporte de nutrientes e fornecendo maior energia aos músculos, sustentando o treinamento por muito mais tempo.

Quando o suplemento pode engordar?
Toda a suplementação que não for prevista no cálculo da dieta e for em excesso, pode engordar. Deve-se ter uma ingestão equilibrada entre alimentos e suplementos para que se consiga obter os resultados pretendidos além de otimizar performance melhorando principalmente composição corporal. Pois não podemos esquecer que todo excesso de carboidrato ingerido, é convertido e depositado como gordura no corpo fazendo com que o aumento de peso indesejado possa acontecer caso não se tenha controle na ingestão.


Fonte: Barra de cereal