Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Urucum ajuda a emagrecer, reduz os radicais livres e diminui o colesterol

Conhecido como colorau, tem importantes antioxidantes em sua composição.


Muito usado para obter um bronzeamento rápido, o extrato de urucum pode também ser um aliado da boa forma. Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa.

Segundo a nutróloga Sylvana Braga, que também é reumatóloga e especialista em prática ortomolecular, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.

A nutróloga explica que o urucum é rico em carotenoides, que são excelentes antioxidantes, impedem a peroxidação lipídica e as aberrações dos cromossomos. Os carotenoides protegem o corpo das mutações genéticas e do aparecimento de doenças ligadas à hereditariedade. O que predomina é a bixina, que reduz os radicais livres circulantes e protege as membranas celulares. Como não possui efeito tóxico, pode reduzir também os indutores de câncer colorretal.

Amplamente cultivado no norte do Brasil, o urucum é encontrado na forma de semente triturada ou através de manipulação em laboratório, além de ser usado na composição de cosméticos. Os índios brasileiros usavam na culinária e para ornamentação do corpo, devido à sua coloração vermelha.

Fonte: BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário