Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Gorduras "boas" podem trazer benefícios a sua saúde

Estudos comprovam que doenças cardiovasculares estão relacionadas a maus hábitos alimentares.


Maus hábitos alimentares estão diretamente associados às doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares. De acordo com estudos, cinco entre os sete principais fatores de risco estão relacionados à alimentação: excesso de peso, baixo consumo de frutas e vegetais, hipertensão arterial, colesterol alto e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Causadas geralmente pelo acúmulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 60% das mortes no mundo. Mas há tipos de gorduras necessárias à saúde. Por isso, é importante saber identificar quais são as "boas" — mono e poli-insaturadas — e optar por elas na hora de compor uma dieta. Já as gorduras trans e saturadas, conhecidas como "ruins", contribuem para o aumento dos níveis de colesterol, ampliando o risco cardiovascular.

O consumo de alimentos ricos em gorduras insaturadas pode ajudar na redução da pressão arterial, do colesterol LDL (ruim), dos triglicérides e contribuir para um peso saudável. Além disso, a ingestão desses alimentos pode colaborar para o aumento do colesterol HDL (bom), que funciona como fator de proteção para o coração e para o sistema vascular.

Desenvolvida pela Liga Nacional de Nutrologia da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), uma pesquisa levantou os "spreads" mais consumidos no Brasil durante o café da manhã. O termo refere-se aos produtos normalmente utilizados para passar em pães e biscoitos, como manteiga, margarina, creme vegetal, requeijão, geleia, mel, entre outros. A margarina foi a escolha mais popular (32,2%) entre os mais de 2 mil entrevistados pelo levantamento, seguida da manteiga (19,8%) e do creme vegetal (12,6%).

— A manteiga, fonte de gordura saturada, e as margarinas que contêm gordura trans devem ser evitadas no dia a dia. Devemos optar por produtos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, especialmente o azeite de oliva extravirgem e os cremes vegetais, recomendados para redução do risco cardiovascular — sugere a médica nutróloga Isabela David, responsável pelo estudo.

Para a especialista, é importante que as pessoas tenham consciência de que é possível reduzir o risco de doenças através de uma dieta saudável.

— Saber fazer as escolhas alimentares certas é um requisito essencial na busca por um envelhecimento com boa qualidade de vida — afirma.

Recentemente, uma pesquisa realizada com pacientes cardíacos do hospital Dante Pazzanese, de São Paulo, também concluiu que há falta de conhecimento sobre quais alimentos previnem e auxiliam no tratamento de doenças cardiovasculares. Mesmo tendo acesso a uma lista de ingredientes recomendados por médicos e nutricionistas, muitos desconhecem os termos técnicos, como gorduras mono e poli-insaturada, o que dificulta a escolha dos alimentos mais saudáveis.

Fonte: Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário