Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eficácia de bebidas esportivas é questionada por cientistas

De acordo com os artigos British Medical Journal, foi a indústria que criou a necessidade da hidratação


Tomar bebidas esportivas durante exercícios físicos pode não passar de um mito. A afirmação, publicada no último mês em uma série de artigos na conceituada publicação científica British Medical Journal (BMJ), tem causado alvoroço no meio científico e, obviamente, causou reação imediata dos principais fabricantes — como a PepsiCo (Gatorade) e a Coca-Cola (Powerade).

Com o título The Truth About Sports Drinks (A Verdade Sobre Bebidas Esportivas), um dos textos mais polêmicos ressalta que "a ciência da hidratação é uma criação da indústria" e que os principais estudos que embasaram o consumo de isotônicos nas últimas décadas foram pagas pelas próprias fabricantes. No levantamento, foram analisadas 170 pesquisas durante quatro meses.

Segundo o polêmico texto, a indústria patrocinou cientistas, que aconselharam organizações esportivas a elaborarem diretrizes e espalharam os perigos da desidratação.

O especialista em ciência do esporte Tim Noakes, da Cape Town University, sustenta que "a indústria de bebidas persuadiu as pessoas de que a ingestão de líquidos é tão fundamental para o desempenho atlético quanto um treino adequado".

Preste atenção

:: Bebidas isotônicas são feitas de água, sais minerais e carboidratos. Criadas na década de 1960, puxam um mercado promissor.

:: O Brasil consumiu 75,4 mil litros desses produtos em 2011, o que representa um crescimento de 29% em relação a 2009 e de 9% em relação a 2010, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas.

:: Em nota, a PepsiCo afirma que há "uma grande quantidade de pesquisas que mostram os efeitos negativos da desidratação durante a prática de exercícios, e os efeitos da hidratação para evitar que isso ocorra também foram descritos".

:: Já a Coca-Cola defende que a a bebida esportiva promove uma reposição de água e minerais não alcançada apenas com o consumo de água porque fornece sódio e carboidratos. "O carboidrato também ajuda a hidratar, uma vez que atua juntamente com o sódio auxiliando na absorção do líquido no intestino", diz o comunicado.

:: Apenas faça consumo de bebidas esportivas se for praticante de exercícios físicos intensos, como corrida, natação ou ciclismo.

:: Especialistas em nutrição esportiva aconselham que se use isotônicos quando o tempo de treino exceder uma hora.

:: Nenhum suplemento substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por um nutricionista ou médico.

:: Como têm quantidades significativas de sódio, os isotônicos devem ser evitados por quem tem hipertensão.

:: O consumo desse tipo de produto é indicado durante a prática esportiva ou depois, e não a qualquer hora e por qualquer um. Não deve ser um simples substituto da água.

Fonte: VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário