Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

No Dia da Mentira, derrube sete mitos sobre o emagrecimento

Vigilantes do Peso esclarece algumas mentiras sobre alimentação e atividades físicas

No Dia da Mentira, derrube sete mitos sobre o emagrecimento Maristela Acquaviva Galvez/Divulgação
Quanto mais variado for o seu cardápio, mas fácil será perder peso Foto: Maristela Acquaviva Galvez / Divulgação

Não comer à noite, cortar os carboidratos do cardápio e sentir fome ao praticar atividades físicas são apenas algumas ideias falsas que as pessoas ainda mantêm quando seguem um programa de emagrecimento. Porém, é pouco provável que esses comportamentos tragam resultados positivos a longo prazo. Eles podem ocasionar constantes oscilações de peso, o famoso efeito sanfona. O Vigilantes do Peso celebra o Dia da Mentira derrubando sete mitos sobre alimentação e atividades físicas e esclarece alguns hábitos que prejudicam o emagrecimento saudável e sustentável.

• Mito 1: Comer à noite engorda
A qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos são fatores decisivos para o emagrecimento, e não o horário. Não vale comer tudo o que vê pela frente em uma só refeição e pular a seguinte. Dependendo do que consumir e do quanto consumir, você poderá até ganhar peso.

• Mito 2: Para emagrecer, é preciso cortar os carboidratos da alimentação
Os carboidratos são fundamentais para a nossa saúde, pois são grande fonte de energia. Os carboidratos prejudicam o emagrecimento somente quando são ingeridos em grandes quantidades. Portanto, não devemos cortá-los do cardápio, mas escolher aqueles que são mais saudáveis, como os integrais, e a quantidade certa.

• Mito 3: Não é necessário tomar mais líquido quando se pratica atividades físicas
São necessários, no mínimo, seis copos de água por dia para hidratar o corpo, mas, ao praticar atividades físicas, beber líquido antes, durante e depois de exercitar-se é fundamental para evitar a desidratação. Devemos ficar atentos e dar ao corpo a água de que ele precisa.

• Mito 4: Exercícios físicos aumentam o apetite
Atividades físicas de intensidade baixa e moderada não exigem a reposição de nutrientes. Sendo assim, não aumentam o apetite. A fome após o exercício físico pode acontecer porque o exercício é um desafio emocional e, depois de desafios emocionais, estamos condicionados a buscar algum tipo de recompensa. Neste caso, a recompensa seria a comida. Para testar se a fome é física ou emocional, experimente tomar um líquido e veja se fica satisfeito. Caso ainda sinta fome, procure um lanche saudável, como uma fruta, por exemplo.

• Mito 5: Eliminar do cardápio todas as guloseimas garante a perda de peso
Privar-se do que você gosta pode até funcionar no início, mas não vai contribuir para o seu emagrecimento a longo prazo. Restrições excessivas são difíceis de manter e só vão deixá-lo infeliz. Em algum momento, você vai acabar se rendendo às tentações e jogando fora todo o esforço para perder peso. Consuma guloseimas com moderação e fique atento às porções dos alimentos.

• Mito 6: Para emagrecer, basta praticar atividades físicas
Os exercícios, isoladamente, não garantem a perda de peso, apesar de auxiliarem no processo de emagrecimento e na manutenção do peso saudável. Para emagrecer de forma definitiva, além de ser mais ativo, é necessário manter uma alimentação equilibrada, ter um estilo de vida saudável, viver em um ambiente que o apoie e, por fim, ter pensamentos e atitudes positivas que favoreçam a perda de peso.

• Mito 7: Variar o cardápio prejudica o emagrecimento
Consumir os mesmos alimentos diariamente pode fazer do seu plano alimentar um verdadeiro martírio. Quanto mais variado for o seu cardápio, mas fácil será perder peso. Um programa alimentar flexível e escolhas inteligentes vão ajudar no emagrecimento saudável e sustentável.

Fonte: Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário