A Chia é um grão andino cultivado desde 2600 a.C pelos maias e astecas. Eles usavam o grão para melhorar a resistência física. O grão da Chia tem mais propriedades que a linhaça e diferentemente da linhaça, a Chia não precisa ser triturada para ser consumida e liberar substâncias importantes. A Chia é fonte de ácido graxo ômega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio.
A alta quantidade de fibras dos grãos da Chia são um dos aliados contra o excesso de peso. Chamam o efeito da Chia de seca-cintura. Quando essas fibras entram em contato com a água no intestino, elas formam um gel, que dá a sensação de saciedade e aumenta o tempo da digestão. Essa quantidade de fibras se consumida com uma boa quantidade de água também é ótima para ajudar com problemas de intestino preso.
A elevada quantidade de proteínas da Chia também é indicada para quem quer ganhar massa muscular. O ideal é consumir a Chia após a malhação, para quem quer esse efeito.
Além disso, a Chia não é um problema para quem tem diabetes, pelo contrário, ela ameniza a resistência à insulina. Ou seja, evita que o açúcar fique sobrando na circulação. O índice glicêmico da Chia é baixo. O alto índice de ômega-3 da Chia é muito benéfico para redução do colesterol e da pressão arterial, além de prevenir problemas cardíacos.
Os grãos da Chia têm um sabor que lembra nozes. Você pode adicionar a iogurtes, saladas, sopas, frutas e cereais. Ou substituir a farinha por Chia moída em suas receitas. Cem gramas de Chia tem 371 calorias, e a quantidade ideal por dia é 1 colher de sopa do grão ou 3 colheres de sopa do óleo.
Fonte: Lucilia Diniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário