Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Descubra os benefícios do whey protein e aprenda a usá-lo em receitas

Queridinho entre frequentadores de academias, o suplemento também pode incrementar preparações deliciosas


"Segunda-feira eu começo a dieta". Quem nunca fez essa promessa após um final de semana recheado de jacas? E quem nunca passou a semana só no "inha" — uma carninha, saladinha ou sopinha — para, no final de semana, se jogar nas guloseimas?

E se de repente todas essas gordices virassem delícias light, assim, num passe de mágica? Sim! Isto é possível. Prova disso são as receitas magrinhas e saborosas desenvolvidas pela chef fit de São Paulo Thaís Massafera. Ao misturar ingredientes funcionais, ela cria versões bem mais saudáveis para doces e quitutes.

O ponto de partida das receitas sempre são o whey protein, suplemento muito popular entre a "geração maromba". Extraído do soro do leite, o whey é indicado para quem malha como pós-treino, momento em que os músculos estão mais suscetíveis a absorver a proteína e, assim, promover o aumento de massa magra (músculos).

— Após o exercício, ele é absorvido pelo intestino chegando intacto na corrente sanguínea, otimizando assim a recuperação muscular. O whey também auxilia na hipertrofia, pois estimula a síntese proteica, otimizando a recuperação das fibras musculares lesionadas durante o treino — explica Cristina Petrucci, nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva e Clínica.

Entre os benefícios de ter mais massa magra no corpo está um maior gasto calórico diário, devido ao metabolismo acelerado. Cristina ressalta, ainda, que quanto mais músculos, menos lesões.

— A massa muscular protege contra lesões nos ossos — destaca.

Mudando a forma de consumir o whey

Quem malha com frequência e faz uso do suplemento regularmente sabe: a forma mais comum de consumo é com água, feito assim que acaba o exercício em coqueteleiras especiais. No entanto, o produto pode ser usado para preparações como bolos, pães e até cheescake.

Consumidor de whey há dois anos, o analista financeiro Daniel Cirne, 23 anos, também aproveita o produto para incrementar receitas.

— Normalmente uso no pós-treino com água, mas também faço sorvete e bolo com whey — diz.

Ele garante que o consumo regular do suplemento já trouxe bons resultados.

— Meu desempenho melhorou depois que iniciei o consumo e percebi que comecei a ganhar massa muscular, que eu tinha dificuldade — comemora"

Conheça os tipos de whey

Whey Protein Concentrado(WPC): Emgeral,contém lactose, gordura e resíduos. Pode fornecer de 25 a 89% de proteínas, dependendo do produto. Possui um tempo de digestão maior.

Whey Protein Isolado (WPI):
É uma forma mais pura de whey, tendo uma concentração de 90% ou mais de proteínas na composição. No processamento, existe a remoção de gorduras e lactose. A digestibilidade é considerada ótima.

Whey Protein Hidrolisado (WPH):
Tem digestão mais rápida e fácil. Possui reduçãodo potencial alergênico, isento de lactose. É a forma mais cara do produto.

Veja o vídeo com a receita do chocolate maromba.

Fonte: ZH Vida e Estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário