Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Fazer sauna regularmente pode ajudar a saúde do coração

Em uma pesquisa, homens que tomam o banho com frequência tiverem risco de morte súbita reduzido em 63%.
.

Tomar banho vaporizado com frequência pode diminuir o risco de desenvolver problemas no coração que podem levar à morte. É o que indica um estudo, realizado ao longo de 20 anos, por pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental. De acordo com os resultados, homens que fazem sauna de quatro a sete vezes por semana são 63% menos propensos a sofrer de morte súbita cardíaca em comparação àqueles que fazem apenas uma sessão por semana.

Essa relação foi estudada por meio de uma análise feita com mais de dois mil homens que mantinham o hábito de fazer sauna. Os participantes foram divididos em três grupos, conforme a frequência com que tomavam o banho de vapor na semana: uma vez, duas ou três vezes e de quatro a sete vezes.

Quanto maior o número de vezes que os participantes faziam sauna, menor o risco de desenvolver problemas de coração eles apresentaram. O tempo gasto em cada sessão também se mostrou significativo para determinar a relação do banho com a probabilidade de morte por doença cardíaca: os homens que permaneceram por mais de 19 minutos dentro de uma sauna foram 52% menos propensos a sofrer morte súbita em comparação àqueles que ficaram apenas 11 minutos. Para o grupo que frequenta salas de sauna mais vezes na semana, a incidência de morte por doença arterial coronariana e por outras ocorrências cardíacas também foi menor.


Docent Jari Laukkanen, um dos pesquisadores do estudo, afirma que o hábito pode reduzir a pressão arterial e manter a elasticidade dos vasos sanguíneos. Porém, segundo ele, ainda é necessário investir em mais pesquisas que possam comprovar completamente a associação entre o banho vaporizado e a saúde do coração.

O estudo foi publicado no JAMA Internal Medicine.

Fonte: ZH Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário