Então, qual a vantagem de incluirmos fibras em nossa dieta? A nutricionista Geórgia Bachi explica que ela auxilia no transporte do colesterol para fora do nosso organismo, reduzindo o risco de doenças do coração e regulando a função intestinal.
Fibras insolúveis - São aquelas incapazes de serem digeridas pelo organismo e chegam intactas ao intestino. Realizam uma espécie de limpeza, ajudando na eliminação das toxinas. Exemplos: trigo, vegetais, grãos e hortaliças.
Fibras solúveis - São aquelas que, em contato com a água, viram uma espécie de gel que dificulta a absorção da glicose da refeição. Da mesma forma, envolvem as partículas de gordura e de colesterol que são eliminadas nas fezes. Exemplo: frutas, leguminosas, aveia e cevada.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Junto com a fibra, a água estimulará o bom funcionamento do intestino, prevenindo doenças como a constipação e o câncer intestinal.
10 ALIMENTOS QUE CONTÊM BOAS QUANTIDADES DE FIBRA
1 - Feijão
Muito comum e habitual na alimentação dos brasileiros. Além de ser rico em fibras, também possui boa quantidade de proteínas e ferro.
2 - Grão-de-bico
Para quem não gosta ou não possui o habito de comer feijão, uma escolha interessante é incluir o grão-de-bico na dieta. Ele possui os nutrientes semelhantes ao do feijão, sendo também uma boa fonte de fibra.
3 - Macarrão integral
Alterar a massa tradicional pela versão integral é uma inteligente forma de inserir fibras em nossa dieta.
4 - Arroz integral
A versão integral é uma importante aliada para atingirmos as quantidades necessárias de fibra.
5 - Pão integral
Deve-se optar por aquele pão integral em que é possível verificar os grãos. Como não foram moídos e refinados, têm grandes quantidades de fibras.
6 - Lentilha
Além de ser uma importante fonte de fibra, possui boas quantidades de ferro e minerais.
7 - Aveia
Contém beta-glucana, um tipo específico de fibra com importante função de melhorar nosso sistema imunológico. Também apresenta uma boa mistura de fibra solúvel (o tipo que reduz o colesterol no sangue) e fibra insolúvel (que ajuda a manter a sua digestão em bom funcionamento).
8 - Maçã
Possui um bom valor nutricional. Não devemos retirar a casca, apenas lavá-la. Caso contrário, perderemos a maioria dos nutrientes.
9 - Castanha
Além de fibras, possui boas fontes de gordura, muito importante para o correto funcionamento do nosso organismo.
10 - Cevada
Famosa por ser matéria-prima da cerveja, é aliada da saúde do coração, pois contém beta-glucana, um tipo específico de fibra com importante função de melhorar nosso sistema imunológico.
DICA
No momento da escolha dos alimentos no supermercado, verifique se a farinha integral ou o cereal predominante encontra-se em primeiro lugar na lista de ingredientes. Isso demonstrará que é um alimento rico em fibras.
Fonte: Barra de cereal
Nenhum comentário:
Postar um comentário