Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2016

Step, boxe, zumba, kangoo e mais: veja quantas calorias você gasta em cada atividade

Levante a mão aí quem volta e meia perde um treino por conta da correria do dia a dia. Para quem tem pouco tempo disponível para fazer exercícios, vale a pena conferir o gasto calórico de cada modalidade.

- Aquele treino de esteira contínuo de uma hora está cada vez mais obsoleto para fins específicos de emagrecimento - comenta Viviane Rigotti, educadora física e professora na BodyTech, em Porto Alegre.

Confira a seguir o gasto calórico de algumas modalidades:

KANGOO JUMP

De uns anos para cá, o Kangoo Jump tem feito sucesso nas academias e ganhou até estúdios personalizados para a prática do exercício. A atividade é feita com o uso de uma botinha especial desenvolvida com tecnologia suíça para absorver até 80% do impacto do corpo. O equipamento pesa 1,8kg. E só isso já exige bastante esforço, pois é necessário manter o equilíbrio (costas, abdômen etc) para ficar em pé e fazer as coreografias.

- É um exercício muito completo. As mulheres adoram porque define as pernas, os glúteos e o abdômen. Quem coloca um kangoo no pé não tem mais vontade de parar, dá uma sensação de bem-estar muito boa - afirma a professora de educação física Vanessa Barison, responsável técnica do Studio Kangoo.

O que faz sucesso entre as adeptas da prática é a promessa de emagrecimento: são 45 minutos de aula com gasto mínimo de 450 calorias. O número pode chegar até 800 calorias dependendo do metabolismo da pessoa e da intensidade que ela coloca no exercício (quanto mais forte se pula, mantendo a frequência cardíaca, mais calorias gasta). A própria Vanessa, também nutricionista, relata que emagreceu 16 quilos em um ano após começar o kangoo.
.

BALÉ FITNESS

Inspirado no balé clássico, o balé fitness mescla exercícios de agachamento, abdominais e flexões. Foi inventado pela bailarina Betina Dantas que, ao ter uma lesão no tornozelo e deixar o balé clássico, não se adaptou à musculação. Esta modalidade usa a dança aliada a repetições para grupos musculares específicos, explica a professora de dança Carol Dalmolin. Trabalha o corpo inteiro, principalmente glúteos, abdômen e lombar. Além disso, o balé fitness melhora a postura, o tônus muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Gasta até 800 calorias em 1 hora de atividade intensa, para quem já está mais avançado. A média são 500 a 600 calorias para quem não tem experiência na prática.
.

BOXE COM FUNCIONAL

Exatamente como o nome sugere, as aulas de boxe com funcional misturam elementos das duas categorias para uma aula completa e focada na perda de calorias São trabalhados os movimentos do boxe dentro do circuito funcional com agachamento, musculação e até halteres.

As aulas exigem alto condicionamento físico, mas são adaptadas de acordo com as exigências e faixa etária dos alunos. Exercícios aeróbicos, de força e flexibilidade são combinados.

- Não é preciso ter noções de boxe para participar. São ensinados golpes básicos da luta, mas o intuito da atividade é perda calórica mesmo - diz Bruno Ulguim, da Cia Athletica.

Com duração de uma hora, a aula gasta, em média, de 500 calorias.
.

BIKE

Não é a mesma coisa que pedalar na rua ou usar uma bicicleta ergométrica. Chamado de spinning, bike indoor ou indoor cycle, a atividade alterna força e velocidade, com variação da frequência cardíaca e respiratória, durante a aula. Se for feita em alta intensidade, a atividade queima de 500 a 700 calorias por hora.

- Os alunos simulam desde pedaladas em montanhas ou andar em velocidade plana - explica Viviane Rigotti, da BodyTech.

Uma maneira diferente de aproveitar a pedalada é embaixo d’água. Algumas academias oferecem aulas de bike dentro da piscina (hidrobike). A diferença fica por conta da água, que exige mais energia para desempenhar os movimentos, o que torna a prática dos exercícios mais intensa. Além disso, o risco de lesões é menor.
.

20 WORKOUT

A atividade batizada de 20 Minute Workout (20 minutos de treinamento) foi criada pelo americano Brett Hoebel, especialista em fitness e ex-treinador do programa americano Biggest Loser. Consiste em sequências de exercício intenso (próximo ao limite), utilizando apenas o peso do corpo. O treino, como o nome indica, tem duração total de 20 minutos.

- O objetivo é melhorar o condicionamento físico e promover um bom gasto calórico durante e também após o treino - conta Felipe Barcelos, da Fórmula, em Porto Alegre.

O gasto médio fica em torno de 233 calorias. E, pelo fato de a atividade ser de alta intensidade, o corpo demora algumas horas para voltar ao seu estado normal. O metabolismo continua acelerado e, desta forma, segue gastando calorias durante o dia.
.

TABATA

O Tabata está hoje entre os treinos mais famosos nas academias. Baseado no trabalho do pesquisador japonês Izumi Tabata realizado com patinadores olímpicos, o exercício compreende oito ciclos de 20 segundos de atividade em intensidade máxima, seguidos por 10 segundos de descanso. Um relógio especial faz a contagem do tempo, juntamente ao quadro de exercícios que traz as indicações de posições para aquele dia.

- Se você praticar a atividade com intensidade máxima, pode queimar tanto quanto um treino longo na esteira, mas precisa ser feito em alta intensidade - afirma Felipe.

Se você estiver bem condicionada e realizar os exercícios como o proposto, até a exaustão, a perda calórica em apenas quatro minutos das séries pode ficar em torno de 350 calorias.
.

PILOXING

Criado pela dançarina sueca Viveca Jensen em 2009, o piloxing desembarcou nas academias do Brasil não faz muito tempo. A atividade integra movimentos de pilates, dança e boxe. Ajuda a queimar gorduras e tonificar músculos. Famosas como Hilary Duff e Vanessa Hudgens divulgaram que são adeptas. A aula, exclusiva da BodyTech, é hit na Europa e nos Estados Unidos.

Em uma hora de aula, queima, em média, 450 calorias, mas a criadora da técnica afirma que o gasto pode chegar a 1,2 mil calorias se feita de maneira intensa. É recomendado ficar descalço durante a prática do piloxing. Pessoas que tenham algum tipo de restrição cardiovascular ou cardiorrespiratória precisam de avaliação prévia, pois o exercício requer bastante esforço.
.

POLE DANCE

Em uma hora de aula, são feitos aquecimentos, exercícios de pole dance e abdominais. O resultado é uma musculatura muito mais tonificada e, de brinde, um up na autoestima. Para 30 minutos, o gasto estimado é de 168 calorias para nível básico ou iniciante. No avançado, de 300 a 500 calorias para uma hora de atividade. Trabalha bastante braços e abdômen.

- No início, a maioria queria fazer mais por causa da sensualidade, agora está buscando mais como atividade física - diz a professora Lidiane Sciascia, do High Heels Pole Training.
.

STEP

O exercício é feito com um degrau de borracha ou plástico, que mexe principalmente na região do quadríceps (são os músculos da frente da coxa). As aulas têm 45 minutos de duração e gastam até 300 calorias, segundo o professor Bruno Ulguim, da Cia Athletica. São feitas coreografias em cima e ao redor do degrau.

Movimentos como pular, virar, subir e descer são os mais comuns. A sequência de exercícios melhora a capacidade cardiovascular respiratória e coordenação motora, além, claro, de auxiliar na perda de uns quilinhos.
.



ZUMBA FITNESS

Para quem gosta de dança, as aulas de Zumba são uma boa oportunidade para unir o útil ao agradável. O trabalho aeróbico é embalado por ritmos latinos e internacionais. As músicas duram, em média, quatro minutos cada, e os movimentos são inspirados em diferentes estilos de dança: hip hop, flamenco, cumbia, salsa e até dança do ventre.

Mas não é brincadeira: uma hora de exercício pode queimar até 600 calorias. Todas as partes do corpo são trabalhadas, em especial membros inferiores e região abdominal.
.

Fonte: Donna

Nenhum comentário:

Postar um comentário