Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Carboidrato, Proteína e Salada - Você sabe o espaço que cada um deve ocupar no prato?

A nutricionista Joana Carollo, da Nova Nutrii, sugere a seguinte proporção para cada tipo de alimento no prato:

25% (1/4 do prato) – Carboidratos - São fontes de energia e indispensáveis. Mas devem ser de qualidade. Ou seja, os melhores são os complexos, que liberam energia de forma moderada e evitam picos de glicose. Feijão e arroz integral são bons exemplos. Tubérculos como a batata e a mandioca também. Mas evite prepará-los fritos ou versões muito processadas, como os congelados.

25% (1/4 do prato) – Proteína - Importantes para a construção de músculos e tecidos. Também são essenciais para a pele, unhas e cabelos. As proteínas estão na carne, mas também nos vegetais. Pode-se optar por uma porção de bife de frango ou gado, preferencialmente magro. Porém, vegetais como a ervilha, a lentilha e o grão de bico que ajudam a suprir a necessidade de proteínas.

50% (metade do prato) - Legumes e verduras – Fontes de vitaminas e sais minerais. Não podem faltar! E são menos calóricos. E vale a velha regrinha: quanto mais colorido o prato, melhor! Diversifica o aporte de nutrientes.
.

Frutas

As frutas não entraram na nossa divisão. Mas são boas opções de sobremesa para evitar excesso de açúcar. É melhor comer fruta do que tomar o suco. A fruta mantém as fibras e dá mais saciedade. Se possível, comer com casca. A nutricionista Joana Carollo recomenda cinco porções de fruta por dia.

- Meia manga, duas fatias de mamão ou uma banana grande são exemplos de porção.


Fonte: Lado Natureba

Nenhum comentário:

Postar um comentário