Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Entenda por que exercícios extenuantes podem prejudicar o coração

Praticar exercícios físicos com regularidade é uma orientação recorrente de médicos e profissionais da área de saúde. Mas mesmo para algo tão benéfico quanto mexer o corpo, é preciso ter em vista a moderação. Um estudo iniciado em 2001, em Copenhagen, na Dinamarca, comprovou que a taxa de mortalidade entre pessoas que praticavam atividades extenuantes era estatisticamente similar a dos sedentários.
.

— Sabemos que quanto maior o número de horas praticadas de exercícios de leves a moderados, maior a sobrevida. Mas se chegar ao nível extenuante, muda totalmente a característica. Isso se inverte — afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), Denise Hachul, que falou sobre o tema no 33º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores dinamarqueses acompanharam até 2015 um grupo com mais de mil corredores sadios e mais de 3,9 mil não-corredores saudáveis. Considerando a população em geral, obtiveram melhores resultados para a saúde cardiovascular aqueles que corriam em ritmo lento ou moderado.

— Quando ajustamos isso para a idade, se a pessoa tem alguma comorbidade, se é fumante ou não, quanto mais exercício ela fizer, pior para saúde do que ser sedentário — completa Denise.

A cardiologista explica que, durante a prática de exercícios, nosso corpo libera adrenalina e sobrecarrega as câmaras cardíacas, fatores que poderiam impulsionar algum evento cardíaco.

— Parece que esportes de resistência extrema, como maratona e triatlo, fazem com que as aurículas se dilatem. A consequência disso seria uma sobrecarga para o coração — complementa Josep Lluis Mont Girbau, especialista da Universidade de Barcelona.

E engana-se quem pensa que só pessoas predispostas a problemas cardíacos podem desenvolver fibroses. Essas pequenas cicatrizes podem ocorrer em qualquer indivíduo a longo prazo, especialmente naqueles com idade mais avançada.

Diante disso, você deve estar se perguntando: então, qual é a quantidade ideal de exercícios que devemos fazer para preservar a saúde? A resposta é: depende. Afinal, cada indivíduo responde de uma maneira às atividades.

— Você fazer uma matemática numa ciência inexata como é medicina é impossível — adverte Denise.

Já Girbau destaca que uma corrida leve ou andar de bicicleta três vezes por semana estaria de bom tamanho.

— É uma questão de adaptar a idade e não fazer aos 50 o que se fazia com 20 — diz o especialista.

Fonte: ZHVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário