Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Maconha faz mal, sim!


Tem uma galera que diz que maconha é natural. Pois esse pessoal está mal informado

Experimente falar mal da maconha perto de quem fuma. Prepare-se para ouvir um sermão e uma série de informações das quais muitas não são verdadeiras. Quem fuma não admite que a droga faz mal nem que causa dependência.

O maconheiro pode até perceber efeitos como declínio nas notas na escola ou falta de concentração em certas atividades, mas o usuário associa essas consequências a qualquer outra coisa, menos à droga. Quem afirma é o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, coordenador da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus, na Capital, e membro do Comitê Assessor para Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

− O paciente diz que não gosta de estudar, que é uma fase, que ele é assim mesmo, mas jamais admite que pode estar sendo prejudicado pela maconha − diz.

Você certamente conhece um jovem assim: usuário de maconha e que defende com unhas e dentes o uso da droga. Ele pode até estar indo bem nos estudos e não ter problemas aparentes, mas, pergunte pra quem é mais próximo dele se seu comportamento é o ideal.

Questione seu amigo sobre que outras conquistas ele poderia ter hoje se não fosse a droga.

O psiquiatra Ramos conta que, quando pergunta para um alcoolista ou para um dependente de qualquer outra droga que não seja maconha se ele quer parar, a resposta costuma ser sim. Com o maconheiro é diferente.

− Ele é o único que não quer parar, parece mesmo ser uma religião... − lamenta o médico.

Por isso é tão difícil lutar contra a erva. Ela é vista como uma droga mais inocente, às vezes até por nossos pais. Mas Ramos alerta, a maconha de hoje não é mais a mesma da época dos hippies, “pode chegar a ser 50 vezes mais forte, consequência de modificações genéticas na planta”, o que significa maior poder para tornar o usuário dependente.

− Talvez a maconha seja uma das drogas que mais se usa em Porto Alegre e a que menos informação os jovens têm a respeito. Por isso há certa imagem de que é inofensiva − explica.

Confere aqui verdades provadas por estudos científicos, ou seja, números que valem mais do que o blá blá blá de quem vive com os olhos vermelhos e a cabeça sabe-se lá onde...


http://www.clicrbs.com.br/kzuka/jsp/home.jsp?secao=detalhe&localizador=Kzuka/kzuka/Porto%20Alegre/Kzuka+vai+Fundo/53384§ion=Reportagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário