Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pesquisadores criam e-mail auto-destrutível

Uma pesquisa feita em Seattle (EUA) vai criar uma forma de garantir que os e-mails fiquem apenas entre A e B – e não acabem pelo alfabeto inteiro. Vanish (http://vanish.cs.washington.edu/) é o nome do programa, desenvolvido por Roxana Geambasu e o Professor Hank Levy, da universidade de Washington. O software tornará o e-mail ilegível, até para o remetente, oito horas após o envio. Abaixo, um vídeo, em inglês, sobre o programa.



Segundo o jornal britânico The Times, o programa bagunça os caracteres através de encriptação e depois divide a chave de decodificação em 10 partes, que são enviadas para cerca de 1,5 milhões de computadores em 200 países diferentes. É a agulha no palheiro digital.

Além disso, cada vez que as máquinas em que o fragmento da chave for armazenado, uma delas é apagada. Por isso a estimativa de oito horas para que um número suficiente de fragmentos seja apagado, impossibilitando a quebra do código.

Mas, ressalta o Times, ainda assim isso não garante que a mensagem esteja totalmente segura. Se quem a recebeu fizer uma cópia fora do sistema Vanish.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=216755&blog=153&coldir=1&topo=4254.dwt&espname=tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário