Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Consumo adequado de leite desnatado e semidesnatado pode contribuir para o controle do peso

Estudo comparou efeito do leite, leite de soja fortificado com cálcio e suplemento de cálcio sobre o peso e a perda de gordura em mulheres com sobrepeso e obesas


O consumo adequado de leite, com destaque para as versões semidesnatado e desnatado, pode contribuir para a prevenção e o controle da obesidade. É o que demonstram resultados de uma pesquisa publicada na revista Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases que comparou o efeito do leite, leite de soja fortificado com cálcio e suplemento de cálcio sobre o peso e a perda de gordura em mulheres com sobrepeso e obesas.

Participaram do estudo 85 mulheres saudáveis com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 25 e 40, com peso estável nos dois meses que antecederam a pesquisa e que não estavam utilizando medicamentos ou suplementos. As voluntárias passaram por uma intervenção que durou oito semanas, tendo sido aleatoriamente divididas em quatro grupos:

:: grupo controle, submetido a uma dieta com redução de 500kcal, contendo 500 a 600mg de cálcio por dia;

:: grupo "suplemento", ao qual foi oferecida a mesma dieta do grupo controle, com a adição de um suplemento de cálcio que provinha 800mg de cálcio por dia;

:: grupo "leite", ao qual foi ofertada uma dieta com a mesma redução calórica do controle, mas que continha três porções (220ml) diárias de leite semidesnatado, atingindo uma ingestão de cálcio de 1200 a 1330mg por dia;

:: grupo "soja", também submetido a uma dieta restritiva, mas, em lugar do leite, foram oferecidas três porções diárias de bebida de soja fortificada com cálcio, alcançando a mesma ingestão de cálcio do grupo "leite".

No início do estudo e a cada duas semanas, as circunferências da cintura e do quadril eram mensuradas, e a porcentagem de gordura corporal foi avaliada ao início e ao final do estudo. A ingestão de energia se manteve bastante semelhante entre os grupos e respeitou a recomendação dada pelos pesquisadores.

A maior diferença na dieta foi realmente no consumo de cálcio, bem inferior no grupo controle. Caso o efeito sobre o peso e a gordura corporal se devesse apenas ao cálcio, em todos os grupos, com exceção do controle, seria esperado encontrar resultados semelhantes, já que os três foram submetidos a um consumo de cálcio até superior à recomendação para essa população (1000mg/dia), girando em torno de 1300mg/dia.

Foram observadas perda de peso e redução significativa das medidas avaliadas em todos os grupos após as oito semanas de intervenção, no entanto, o grupo que consumiu três porções de leite semidesnatado por dia apresentou perda de peso e redução do IMC mais acentuadas que todos os demais grupos, mostrando que o leite pode aumentar a perda de peso promovida por uma dieta com menos calorias em indivíduos com sobrepeso e obesos.

Essa descoberta está de acordo com os resultados de diversos outros estudos que avaliaram a relação entre o peso corporal e o consumo de produtos lácteos, o que sugere que o leite apresenta, além do elevado teor de cálcio, compostos bioativos e uma composição bastante particular no que diz respeito aos aminoácidos (as menores partes da proteína) presentes no leite.

Fonte: BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário