Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nutricionista esclarece que nem todas as gorduras são prejudiciais à saúde

Dificuldade em diferenciar tipos de gorduras leva à exclusão equivocada de alimentos importantes para a dieta


Embora sejam frequentemente colocadas na posição de vilãs da dieta, retirar as gorduras da alimentação pode representar risco à saúde, já que elas, ao lado de proteínas e carboidratos, compõem os grandes grupos alimentares necessários à boa nutrição. O alerta é da nutricionista Isabela Pimentel, que palestrou para nutricionistas e estudantes de nutrição em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira.

— Nem toda a gordura é prejudicial, mas as pessoas têm dificuldade de fazer essa diferenciação e acabam restringindo o consumo de alimentos extremamente benéficos — comenta Isabela.

Um dos exemplos citados pela nutricionista é o óleo de soja, principal fonte de gordura na culinária brasileira e base de alimentos industrializados, como margarina e maionese.

— O óleo de soja é fonte de gorduras poli-insaturadas, com ácidos graxos ômega 6, que oferecem importantes benefícios em termos de controle do colesterol — explica.

Se há um tipo de gordura que mereça ser excluído do cardápio é a gordura trans, encontrada em produtos industrializados como biscoitos recheados, sorvetes, massas folhadas, entre outros.

— Existe um movimento mundial para extinguir a gordura trans da fabricação de alimentos, mas enquanto isso não acontece é importante o consumidor ler o rótulo, pois nem todos os biscoitos recheados têm gordura trans — alerta a especialista.

A palestra integra a programação do Congresso Mega, que leva profissionais de nutrição às principais capitais brasileiras ao longo do ano, culminando em um grande evento em São Paulo, no mês de outubro. A vinda da nutricionista Isabela Pimentel a Porto Alegre foi proporcionada por uma parceria entre Equilibrium e Unilever.

Entenda a classificação das gorduras

:: Saturadas — encontrada em produtos de origem animal, como leite integral, manteiga, carnes e embutidos em geral (linguiças e salames). Deve ser consumida em menor quantidade.

:: Mono-insaturadas — presente no abacate e em castanhas, além de óleo de oliva e azeite de canola. Revela importantes benefícios no controle de doenças metabólicas.

:: Poli-insaturadas — contempla ácidos graxos ômega 3, encontrados na linhaça e em peixes de águas frias e profundas (salmão e sardinha), e ômega 6, presente nos óleos de soja, milho e girassol e seus produtos derivados. Pode beneficiar pacientes no controle do colesterol.

:: Trans — tipo de gordura produzido pela indústria alimentícia, que revela prejuízos significativos à saúde. Está presente em biscoitos recheados, sorvetes, massas folhadas, entre outros.

Fonte: BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário