O ômega 3 é uma gordura que encontramos na alimentação e em forma de suplementação. Existem duas substâncias anti-inflamatórias nele que proporciona os benefícios que são o DHA e EPA. É a gordura presente no salmão, na sardinha e em outros alimentos.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Existem estudos que relatam todos os benefícios que o ômega 3 proporciona a nossa saúde, desde de redução no potencial inflamatório do organismo a redução de triglicerídeos
10 BENEFÍCIOS DO ÔMEGA
1 - Reduz a inflamação do organismo gerado pela má alimentação, pela falta de exercícios
2 - Possibilita o aumento do colesterol bom
3 - Diminuição dos triglicerídeos
4 - Estudos relacionam que o EPA e o DHA melhoram a depressão e ajudam na recuperação de dependentes de drogas
5 - Melhora a memória – Estudo revela que ratos que memorizavam um labirinto esqueceram o caminho após serem alimentados com uma dieta rica em fast food. Após os cientistas incluírem o ômega 3, eles conseguiram recuperar a memória
6 – Reduz a glicemia pois aumenta os níveis de adiponectina (hormônio que está pouco ativo em pessoas com sobrepeso e obesas). Quando temos baixas doses de adiponectina na corrente sanguínea, ocorre um aumento no desenvolvimento da resistência a insulina e doenças cardiovasculares
7 - Reduz o risco de desenvolver artrite pela redução da inflamação no organismo
8 - É termogênico, pois atua no metabolismo basal, ou seja gasta mais calorias
9 - Tem potencial de hipertrofia, pois dentro da musculatura atinge uma enzima que chamamos de mTOR, que proporciona a síntese proteica muscular (aumento de músculos).
10 - Protetor das articulações, principalmente para esportistas que praticam exercícios de impacto.
ALIMENTAÇÃO
Infelizmente não conseguimos ingerir a quantidade diária recomendada de ômega 3 por meio da alimentação. O ideal é ingerir em torno de 3 a 4 g diariamente e isso não ocorre.
IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO
Através da suplementação, conseguimos atingir os níveis adequado de ômega e aumentamos a quantidade de DHA e EPA na corrente sanguínea mais facilmente.
SUPLEMENTOS INDICADOS
O ômega 3 do óleo de peixe é o mais recomendado.
QUANTIDADE DIÁRIA
Isso irá depender do hábito alimentar e a rotina de trabalho e de exercícios das pessoas. Costumo recomendar em torno de três gramas ao dia.
CUIDADOS
O que temos que cuidar não é marca, mas a quantidade de EPA e DHA e se o ômega é livre de metais pesados.
Como o ômega 3 é extraído do peixe que vem do mar, e o mar é contaminado, devemos ter esse cuidado. Nos rótulos dos suplementos deve vir descrito que o produto é livre de metais pesados.
Pesquisas demonstram que não existem males à saúde até porque é um produto vindo da nossa alimentação, porém, é sempre importante o bom senso e não sair consumindo potes de ômega 3. E comprar um ômega 3 de qualidade.
DICA
Não adianta consumir o ômega 3, mas comer alimentos com gorduras ruins, não fazer exercícios. Ele melhora a nossa saúde, mas não é milagroso.
Fonte: Barra de cereal
Nenhum comentário:
Postar um comentário