Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Descubra os 10 benefícios da batata doce

Quais são as características da batata doce?

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.


10 benefícios da batata doce

1 - Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente

2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico

3 - Auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras

4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A

5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial

6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras

7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E

8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A

9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C

10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

Trata-se de um carboidrato especial? Por quê?

Infelizmente muitas dietas que estão na moda pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos são responsáveis por dar energia, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você pratica atividade física. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos “do bem”, como a batata doce.
Com um baixo índice glicêmico – a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo – é capaz de aumentar a sensação de saciedade. Além disso, ela não ocasiona picos de insulina que é o que acontece com carboidratos simples.

A batata doce é interessante para quem quer perder peso? Por quê?

Pelo baixo índice glicêmico e por ser rica em fibras promove uma ótima saciedade. E tem apenas 116kcal em 100g. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.

Qual a diferença da batata doce para …

… a batata e o arroz branco?
A batata doce se trata de um carboidrato complexo, e o arroz branco é um carboidrato simples, sem fibras, degradado rapidamente e proporcionando menos saciedade. É como se a batata doce fosse o arroz integral e a batata inglesa fosse o arroz branco. É mais ou menos assim que eles se equivalem em relação ao seu efeito no organismo.

… a mandioca?
Possuem as mesmas características e benefícios para a dieta. Ambas ricas em fibras promovendo o mesmo tipo de liberação de energia no organismo. Assim como qualquer carboidrato, elas aumentam os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar, mas a mandioca e a batata-doce são campeões.

… o macarrão?
Seria o mesmo que comparar o macarrão ao arroz branco e a mandioca ao arroz integral ou ao macarrão integral ou à batata doce.

Qual é a quantidade diária recomendada?

Não tem uma dose diária recomendada. Ela deve estar calculada dentro do plano alimentar de acordo com o objetivo de cada um.

Como podemos preparar a batata doce?
Ela pode ser cozida, assada, na forma de purê e de chips. Servem as mesmas preparações que a batata inglesa.

Fonte: Barra de Cereal

Nenhum comentário:

Postar um comentário