Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Descubra os benefícios do óleo de cártamo

ÓLEO DE CÁRTAMO
Pertence à família dos ácidos graxos poli-insaturados ômega-6. Contém grandes proporções de ácido linoléico (78,4%) conhecido como um ácido graxo essencial. Isso quer dizer que ele precisa ser ingerido por meio da alimentação, já que o corpo não o produz. O óleo de cártamo apresenta em sua composição a vitamina E, que desempenha um papel antioxidante importante.


BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE CÁRTAMO
São poucos os estudos publicados na literatura científica avaliam os benefícios do óleo de cártamo em humanos. Em uma avaliação que incluiu mulheres na pós menopausa com diabetes tipo 2, a suplementação diária com 8g de óleo de cártamo por 16 semanas apresentou os seguintes benefícios:
1 - Melhora do controle do açúcar no sangue
2 - Aumento do colesterol bom (HDL-colesterol)
3 - Redução da inflamação, medido pela proteína C-reativa
4 - Aumento de um hormônio protetor para doença cardiovascular e diabetes chamado adiponectina
5 - Auxilia na redução de gordura

AJUDA A REDUZIR GORDURINHAS
Em outro ensaio clínico do mesmo grupo de pesquisadores e com a mesma população, o uso de óleo de cártamo não provocou redução do peso, do índice de massa corporal (IMC) e do total de gordura corporal, mas foi observada uma redução da gordura na região abdominal e um aumento de massa magra nas participantes da pesquisa. Não existe pílula mágica para o emagrecimento, alimentação balanceada e exercício físico são a chave para a conquista e manutenção do peso saudável.

POTENTE ANTI-INFLAMATÓRIO
Alguns autores discutem que a redução da gordura promovida pelo óleo também se dá pela substituição de gorduras ruins da dieta (gorduras saturadas e trans) pelo uso do óleo de cártamo, que possui menor potencial inflamatório. A vitamina E, potente anti-inflamatório presente no óleo, pode em parte explicar o efeito benéfico.

DISPONIBILIDADE NO MERCADO
Em cápsulas.

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA
Até quatro gramas.

COMO INCORPORÁ-LO NA DIETA
Para que não haja modificação na sua estrutura química, é importante que seja adicionado ao final das preparações ou nas saladas. A utilização de cápsulas, ainda é discutível. Neste caso, a busca por um nutricionista para avaliar o caso é a melhor opção.

TODO MUNDO PODE TOMAR
Como se trata de um óleo essencial, o óleo de cártamo pode se consumido por todas as populações.

CONTRAINDICAÇÕES
Inclusão do óleo em uma dieta não saudável sem a alteração do consumo das gorduras ruins. Afinal, de nada adianta incluir apenas um elemento saudável sem a modificação dos hábitos alimentares.

Fonte: Barra de cereal

Nenhum comentário:

Postar um comentário