Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Oito motivos para evitar o consumo de embutidos

Embutidos são aqueles produtos elaborados com carne picada (principalmente suína) e condimentada. Segundo a nutricionista Gisele Silveira são alimentos ricos em gordura, sal, açúcares, nitratos e nitritos, especiarias e conservantes.


PRINCIPAIS EMBUTIDOS
Salame, salsicha, salsichões, pepperoni, mortadela, presunto, chester, apresuntado, bacon, carne seca e carnes enlatadas.

CINCO MOTIVOS PARA EVITAR O CONSUMO DE EMBUTIDOS

1 – Nitritos e nitratos - São substâncias usadas para conservação dos embutidos e alguns tipos de enlatados. O aspecto negativo é que, no estômago, se transformam em nitrosaminas, composição cientificamente cancerígena, se consumida de forma continua e abundante.

2 – Aditivos químicos - Para tornar esses alimentos mais duráveis e saborosos, é necessário o uso inúmeros aditivos químicos. Os mais comuns são: aromatizantes, corantes, antioxidantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes. Eles são responsáveis por sabor, cheiro e aspecto natural dos alimentos industrializados. Muitos podem causar alergias e intolerâncias, além de serem nocivos em quantidades muito pequenas.

3 – Alto teor de sódio - Os conservantes são substâncias com moléculas de sódio na composição, por isso oferecem riscos à saúde até para pessoas que não sofrem de hipertensão, com picos de pressão, podendo ocasionar também retenção de líquidos.

4 – Corantes - Têm a função de colorir os alimentos, para fornecer uma aparência mais agradável e apetitosa, mas podem ocasionar alergias e, a longo prazo, gerar danos ao sistema digestório.

5 – Fontes de gordura - Principalmente saturada, responsável pelo maior acúmulo do colesterol no organismo. A maioria dos embutidos tradicionais tem o dobro de gordura das carnes in natura.

EVITE O PRESUNTO MAGRO
Sim, apesar de redução de gordura, apresenta conservantes na sua composição.

QUEIJO POCKET TAMBÉM É PREJUDICIAL
As versões pocket também trazem risco à saúde em decorrência do alto teor de sódio, da grande quantidade de gordura (leia rótulos, alguns produtos apresentam quantidade significativa de gordura trans), e dos aditivos alimentares que constituem o produto.

EMBUTIDOS PREJUDICAM DIETAS DE EMAGRECIMENTO
Sim, principalmente por serem ricos em três componentes: gordura saturada, sódio e açúcar. Não três ingredientes que não devem fazer parte de qualquer alimentação saudável ou processo de emagrecimento.

TROCAS SAUDÁVEIS
- Chester/peito de peru/mortadela – Podem ser trocados por frango desfiado, ovos mexidos, pastas de leguminosas – tipo grão de bico, ervilha (liquidificadas com azeite de oliva e ervas finas).
- A carne fresca também é uma excelente opção para ser usada no lugar dos embutidos.

Fonte: Barra de cereal

Nenhum comentário:

Postar um comentário