Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comer na mesa de trabalho pode significar risco à saúde

Segundo estudo, local pode ter até 400 vezes mais bactérias do que o assento do banheiro


Por economia ou falta de tempo, muitas pessoas acabam optando por fazer refeições e lanches no ambiente de trabalho, mais especificamente, na sua mesa. De acordo com uma levantamento da Associação Americana Dietética (American Dietetic Association), essas pessoas são maioria e, ao fazerem isso, além de deixar de ter um intervalo adequado, correm riscos relacionados à segurança alimentar.

— Para muitas pessoas, fazer várias tarefas durante o almoço faz parte da jornada de trabalho. A redução do horário de comer pode resultar na obtenção de mais trabalho realizado, mas também pode trazer problemas de saúde, já que a mesa pode esconder bactérias — exemplifica e analisa o nutricionista Toby Smithson.

O mau hábito cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de germes. Segundo o estudo, a mesa de trabalho pode ter até 400 vezes mais bactérias do que o assento do banheiro. Isto porque 64% da pessoas costuma limpar o local de trabalho apenas uma vez ao mês, ou ainda menos.

— "Trate" o local onde trabalha como se ele fosse a mesa de cozinha em sua casa. Limpe todas as superfícies antes de preparar ou comer alimentos sobre ela — recomenda Smithson.

Além de limpar frequentemente o local, outros fatores são importantes para garantir a segurança alimentar no ambiente de trabalho. Confira as orientações da associação:

:: Sempre lave as mãos antes e depois de manipular alimentos;

:: Tenha sempre lenços umedecidos ou álcool gel na sua mesa para os momentos em que não puder ir até a pia;

:: Se levar algo perecível para comer, guarde adequadamente na geladeira, pois o alimento pode estragar se não ficar refrigerado por mais de duas horas;

:: Confira se a geladeira do seu trabalho é limpa com frequência e se está funcionando com a temperatura certa;

:: Se for cozinhar ou aquecer a refeição no forno micro-ondas, verifique se ele está higienizado. Além disso, procure sempre cobrir os alimentos.

Fonte: BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário