Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Câncer de testículo atinge mais jovens

Saiba como prevenir a doença


Atingindo com mais frequência pessoas entre 20 e 40 anos, o câncer de testículo atinge de três a cinco homens brasileiros em cada grupo de 100 mil. Anualmente, 8.300 pessoas recebem o diagnóstico desse tipo de câncer no país, e 350 morrem devido à complicações. A principal dificuldade, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que a enfermidade atinge pessoas jovens e sexualmente ativas, possibilitando a chance do câncer de testículo ser confundido ou até mesmo mascarado por inflamações dos testículos e dos epidídimos, geralmente transmitidas sexualmente.

A doença ganhou destaque há pouco tempo, com a novela Insensato Coração, da Rede Globo. Na trama, o personagem André, interpretado por Lázaro Ramos, descobriu que tinha o problema, atraindo as atenções para a doença, que também foi diagnosticada no ciclista Lance Armstrong, no jogador brasileiro de basquete Nenê, do Denver Nuggets, e no ator Tom Green, ex-marido de Drew Barrymore, que chegou a fazer um programa especial exibido na TV americana, chamando atenção para o autoexame masculino e para a detecção precoce, o que aumenta em 95% a chance de cura, segundo um levantamento realizado junto aos 940 pacientes atendidos pelo Núcleo de Urologia do Hospital A.C.Camargo, em São Paulo. Todos os três casos mencionados foram solucionados com êxito. Um fato curioso é que a incidência é maior em brancos do que em negros.

— Não há uma causa específica para a doença, mas os médicos observam que a hereditariedade é fator determinante em muitos casos — afirma o oncologista Volney Lima, da Oncomed (BH).

Saiba mais:

:: Quais são os sintomas do câncer de testículo?

O sinal mais comum é o aumento do volume de um dos testículos, normalmente indolor na fase inicial.

:: É possível preveni-lo?

Não existem estratégias claras para sua prevenção. O que se deve incentivar é o diagnóstico precoce.

:: Pode ser hereditário?


Associação familiar vem sendo reportada, principalmente entre irmãos.

:: Tem cura? Se sim, como é o tratamento?

O câncer de testículo é uma neoplasia curável na maioria dos casos. O tratamento consiste inicialmente na retirada do testículo, que deve ser feita por urologista utilizando a via inguinal (virilha). Os demais tipos de tratamento são empregados dependendo da fase em que a doença é diagnosticada e incluem quimioterapia, radioterapia e cirurgia com retirada de gânglios retro peritoneais (gânglios linfáticos na porção posterior do abdômen). Importante mencionar que esse tumor é curável mesmo em fases mais avançadas da doença, graças às altas taxas de respostas obtidas pelo tratamento de quimioterapia.

Fonte: CADERNO VIDA ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário