Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Saiba como dominar "aquela" vontade de comer doce

Mudanças hormonais, principalmente em mulheres, motivam vício em doces


O ciclo hormonal das mulheres faz com que elas estejam mais dispostas ao "craving", desejo de repetir uma experiência em função dos efeitos estimulantes de algumas substâncias no organismo, por exemplo: comer doces. Sedentários e obesos também são vítimas potenciais dessas vontades insaciáveis.

Para aplacar esse desejo, a nutricionista funcional Luciana Harfenist recomenda comer banana, brócolis, folhas verde-escuras e frutas oleaginosas, como nozes, avelãs, amêndoas e castanhas. Segundo ela, esses alimentos dão conta do estresse oxidativo, estimulam a produção de serotonina e regulam a produção dos neurotransmissores.

— O tratamento desse problema deve envolver também reprogramação alimentar, avaliação da dieta, reposição de nutrientes com suplementos e até acompanhamento psicológico, em casos mais extremos — complementa.

A nutricionista observa que dietas promissoras, com muitas restrições, afetam a produção de vários neurorreguladores e desregulam o controle da ansiedade, o que contribui para o surgimento de sintomas relacionados ao craving.

Um dos fatores que pode desregular o controle de saciedade é o jejum prolongado.

Veja as dicas da especialista e fique longe dos doces:

:: Coma de três em três horas;

:: Beba dois litros de água por dia;

:: Pratique exercícios;

:: Invista em atividades de lazer, como passeios, aulas de dança, canto e artes também ajudam;

:: Prefira alimentos ricos em fibras e vitaminas, especialmente B12, cálcio, ácido fólico, magnésio, triptofano e ômega-3.

Fonte: BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário