Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Já ouviu falar no grão de quinua? Deveria.


Um pequeno grão, do tamanho de um gergelim, está conquistando a fama de ser a proteína do século 21. Devido a suas ricas propriedades nutricionais, e por ser de fácil cultivo, a quinua é considerada hoje um "alimento perfeito" pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Seu valor nutritivo é comparável ao do leite materno.

No Brasil, a quinua ainda é pouco consumida, mas não é difícil encontrar pontos de venda. O produto é comercializado grão, farelo ou farinha. Cultivada pelos incas da Bolívia e do Peru há oito mil anos, a quinua é considerada um pseudoceral por não se encaixar totalmente na classificação de cereal ou leguminosa.

Rica em proteína de alto valor biológico e em carboidratos, a quinua também esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem o depósito de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo o sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome.

Segundo especialistas, a quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

A variedade de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. Outra boa notícia: a quinua contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz integral, porém tem ainda mais fibras, o que aumenta a sensação de saciedade durante as refeições e melhora o funcionamento intestinal.

A embalagem com meio quilo do grão custa, em média, de R$ 11 a R$ 15. O preço é um pouco salgado, mas a quinua chega a triplicar de tamanho depois de cozida. Ou seja, um pacote dá para várias receitas. Como a quinua é livre de glúten, pães e bolos feitos substituindo a farinha de trigo ficam com sabor semelhante ao tradicional.

Quinua em grão - Tabela nutricional por 100 gramas

Calorias 347
Gorduras totais 5,7 g
Fibras 5 g
Proteínas 15 g
Carboidrato 60 g
Cálcio 112 mg
Magnésio 204 mg
Ferro 10,9 mg
Vitamina C 3 mg
Vitamina E 4 mg

Para saber se há quinua à venda na sua cidade acesse www.quinuareal.com.br

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=200564&blog=606&coldir=1&topo=4254.dwt&espname=vidafeminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário