Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que nós temos a aprender com os japoneses


Enquanto, no Brasil, 43% da população sofre com excesso de peso, no Japão o índice não chega a 5%. Mulheres obesas? Elas são apenas 3%. É flagrante que hábitos alimentares bem diferentes estão por trás desses números.

No livro Mulheres japonesas não engordam nem envelhecem (Editora Rocco, R$ 34), Naomi Moriayma revela quais os sete pilares da culinária japonesa: peixes, legumes, arroz, soja, macarrão, chá e frutas. Ou seja, os orientais costumam seguir uma dieta rica em fibras e baixo teor de gordura.

Não é novidade que frutas, verduras e grãos integrais devem fazer parte da nossa dieta diária, mas muitos brasileiros ainda abrem mais espaço no prato para alimentos doces e gordurosos. Chocolate, farinha de trigo e carne vermelha, muito comuns na mesa dos brasileiros, ainda são itens raros no cotidiano dos japoneses.

Naomi conta, no livro, que os japoneses comem porções bem menores, servidas em louça pequena. O segredo é comer várias vezes ao dia, em pequenas quantidades. A culinária japonesa é super rápida e ultra suave. A autora explica que, em vez de torrar e assar, as japonesas cozinham a vapor, grelham, refogam, cozinham em fogo baixo ou fritam rapidamente em fogo alto.

Outro hábito: os japoneses comem arroz em vez de pão às refeições. As mulheres japonesas são loucas por sobremesa. A diferença, escreve Naomi, é que elas comem sobremesas com menor freqüência e em porções menores.

Ao adotar uma alimentação saudável, os japoneses não só evitam a obesidade como vivem muito mais. O Japão tem a maior expectativa de vida do planeta: elas, 84,49 anos e, eles, 77,53. No Brasil, a esperança de vida ao nascer dos homens é de 68,5 anos contra 76,1 anos das mulheres, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cardápio saudável

Peixes: ricos em proteínas de alto valor biológico, além de fontes de vitamina A, B1, D e E, e também cálcio, sódio e zinco. Possuem gordura insaturada, um tipo de gordura boa para o organismo, pois contém ácidos graxos ômega 3 e 6 (substâncias que previnem o aparecimento de doenças).

Algas: contêm vitamina C, que é importante para potencializar o sistema imunológico.

Gengibre: utilizado para tempero, age como antibiótico, antiinflamatório e possui forte atividade antioxidante (que combate o envelhecimento das células).

Soja: reduz o colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias, e auxilia a redução dos sintomas da menopausa, em função de seu ótimo nível de isoflavonas.

Cogumelos: têm ácidos glutâmicos, que auxiliam o sistema imunológico.

Pratos mais famosos

Sushi: é a combinação do arroz avinagrado coberto ou misturado com ingredientes frescos, geralmente peixe ou outro fruto do mar. Existem vários tipos e combinações.

Sashimi: fatias de peixe cru, como atum, salmão, robalo, linguado. Deve-se mergulhar o sashimi no molho shoyu com wasabi antes de consumir.

Tempurá: verduras, legumes e frutos do mar envolvidos em uma massa e fritos para ficar crocante.

Missoshiru: sopa de soja que é preparada misturando missô (massa feita com grãos de soja e água fervente) com algas, legumes, tofu. A maioria dos japoneses toma essa sopa diariamente.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=204431&blog=606&coldir=1&topo=4254.dwt&espname=vidafeminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário